O agronegócio é um dos setores mais importantes da economia brasileira, tido como responsável pelo crescimento do PIB brasileiro em diversos anos consecutivos; além de ser um dos setores de maior destaque, é também ocupado majoritariamente por homens, mas essa realidade está prestes a mudar. Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA), em quatro anos a participação feminina em cargos de gestão e liderança triplicou, indo de 10% para 31%, dado que pode chegar até 42% se considerarmos apenas as grandes propriedades, números que refletem a grande mudança que vem se instalando desde a capital e que começa, então, a se expandir para zonas rurais.
As mulheres possuem presença constante no setor e são parte vital no agronegócio; mais do que nunca estão inseridas no processo de tomada de decisão, estão à mesa de conselhos e atuam em posições de governo apesar de todos os obstáculos vivenciados diariamente, como preconceito e intimidação.

Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) entrevistou 862 mulheres e as separou em três grupos: antes da porteira (serviços que atendem a fazenda), dentro (produtoras em geral) e depois da porteira (atividades relacionadas ao comércio e industrialização) e, o mais importante e surpreendente, é que a maioria dessas empreendedoras se encontram em postos de liderança.
Referências:
Mulheres no Agronegócio: elas se profissionalizam, inovam e se destacam no setor. Disponível em: <http://bit.ly/2LbwSXi>
Gostou desse conteúdo e precisa de ajuda com sua lavoura?
Entre em contato com nossa empresa, temos o projeto ideal para sua realidade!
Fone: (11) 97024-1811
Comentarios