Há registro de plantas sendo usadas como medicamento a muito tempo. Buscando as espécies mais apropriadas para a alimentação ou para o tratamento de alguma doença ou para melhora do bem-estar. Nossos ancestrais foram entendendo o funcionamento dessas plantas, bem como a melhor forma de extrair seus benefícios, descobrindo as que serviam para se alimentar, se medicar, as que eram venenosas e as que causavam efeitos alucinógenos.
No Brasil, o uso e conhecimento das plantas medicinais eram feitos por indígenas que entendiam das ervas disponíveis no território nacional e ensinavam as próximas gerações a forma de aproveitar suas propriedades. Mas ainda hoje, do ponto de vista científico, ainda é um campo pouco estudado e difundido no País, apesar da riqueza da flora brasileira.
Listamos algumas ervas que você pode cultivar na sua casa e se beneficiar das propriedades delas:
Alecrim: Por conter propriedades digestivas, diuréticas e antidepressivas, o alecrim serve para auxiliar na digestão dos alimentos e no tratamento de dor de cabeça, depressão e ansiedade.
Salsa: Planta medicinal muito utilizada no tratamento de doenças renais, como infecção urinária e pedras nos rins, e no tratamento de problemas como gases intestinais, prisão de ventre e retenção de líquidos
Hortelã: Planta medicinal e aromática, com propriedades que ajudam a tratar problemas digestivos, como má digestão, flatulência, enjoo ou vômitos, por exemplo, mas a hortelã também tem efeitos calmantes e expectorantes
Manjericão: Planta medicinal muito utilizada para fazer remédios caseiros para aftas, tosse e dor de garganta.
Sálvia: Planta medicinal que pode ser usada por via oral, para tratar casos de transpiração intensa ou problemas gastrointestinais e através de aplicação tópica em lesões e inflamações da pele, boca e garganta.
Coentro: Planta medicinal que traz benefícios para saúde como ajudar a controlar o colesterol, prevenir anemia e melhorar a digestão.
Orégano: Essa planta medicinal possui diversos benefícios para a saúde devido às suas propriedades antioxidantes, antimicrobiana e anti-inflamatórias, as quais ajudam a prevenir e combater algumas doenças.
Tomilho: Planta medicinal que traz propriedades medicinais nas suas folhas, flores e óleo, que podem ser usados para tratar problemas como bronquite e tosse.
Louro: Planta medicinal que pode ser utilizada no tratamento de problemas digestivos, infecções, estresse e ansiedade, por exemplo, devido às suas propriedades.
Melissa: Planta medicinal que pode ajudar a combater a depressão devido às suas propriedades relaxantes e sedativas que são capazes de acalmar momentos de ansiedade e tensão nervosa, evitando sentimentos depressivos.
Boldo: Planta medicinal que serve para tratar má digestão, problemas do fígado, litíase biliar, gota, obstipação, cistite, flatulência, dor de cabeça e suores frio. O boldo também é um bom remédio caseiro para limpar o sangue.
Confira nosso post “Horta em casa” e aprenda como cultivar algumas dessas ervas no seu lar e extraia tudo o que há de melhor nelas para você e sua família.
Referências:
Gaspar, Lúcia. Plantas medicinais. Disponível em: <https://bit.ly/2yU6Su8>
Diferentes ervas medicinais e modo de usar (boldo, melissa, coentro, salsa, tomilho, louro, orégano, sálvia, manjericão, hortelã e alecrim). Disponível em: <https://bit.ly/2Y9bVkS>
Gostou desse conteúdo e tem interesse em implantar ervas medicinais ou precisa de ajuda com sua lavoura? Entre em contato com nossa empresa, temos o projeto ideal para sua realidade!
Fone: (11) 97024-1811
Comentários