Com o crescimento da população mundial, a produção de alimentos teve que crescer junto. A chegada da mecanização no campo, em conjunto com as novas tecnologias, possibilitaram essa produção em grande escala, de forma que otimiza processos e oferece praticidade ao produtor rural. Elencamos algumas tendências no mundo do agronegócio que pode auxiliar o desenvolvimento das suas culturas.
Sensores
O uso de sensores oferece de uma maneira eficiente e rápida de controlar variações temporais e espaciais dentro de uma área, além de destacar que essas tecnologias de sensoriamento são desenvolvidas visando oferecer informações de qualidade sobre o solo; diferentes tipos de estresses de plantas; estimar produção de culturas; dentre outras vantagens bastante nítidas para o agricultor.
Drones
O uso de drones pode ajudar no controle de custos da propriedade, tendo em vista que o produtor rural realiza, por toda a fazenda, a aplicação de defensivos a fim de combater pragas e ervas daninhas. Por meio do uso de drones na agricultura e sua tecnologia de monitoramento, é possível identificar a área atingida precisamente, representando, segundo especialistas, uma economia de até 80% nos gastos com tais tipos de agroquímicos. Além de usar esse monitoramento para outras finalidades como: localizar áreas de desmatamento, incêndio e demarcação de plantio.
Melhoramento genético e biotecnologia
O melhoramento de plantas engloba todas as técnicas, os métodos, as estratégias ou os recursos utilizados para que algum progresso seja incorporado a uma espécie vegetal. De modo geral, esse progresso está relacionado com a melhora do conteúdo genético da espécie trabalhada, em estreita relação com o ambiente em que esta espécie será cultivada. Os principais objetivos e contribuições do melhoramento genético de plantas são produtividade, resistência às pragas e doenças, tolerância à estresses abióticos, melhoramento de arquitetura de planta, dentre outros.
Agricultura Vertical
A agricultura vertical pode ser a solução para aumentar a produtividade, ao ponto em que ajuda a combater a questão da porcentagem decrescente de terras aráveis, que é um dos maiores desafios enfrentados pela agricultura em todo o mundo. A agricultura vertical é a prática de cultivar culturas em camadas empilhadas verticalmente em um ambiente controlado, onde um ambiente natural é modificado para aumentar o rendimento da colheita.
Arrendamento Digital
As novas plataformas online de aluguel e venda de terras agrícolas auxiliam os proprietários e agricultores a gerenciar seus arrendamentos, registros e referências de forma remota e digital. Desta forma, essas trocas de informações estão cada vez mais fáceis de serem feitos e esses contratos incluem requisitos de lavoura, entrega de dados e seguro.
Referências:
Agricultura vertical pode ser a solução para a produtividade. Disponível em : <https://bit.ly/3deXDD1>
Conheça 5 tendências tecnológicas para o agronegócio. Disponível em: <https://bit.ly/2Ye2EHZ>
Melhoramento genético de plantas. Disponível em : <https://bit.ly/2YdFTDN>
8 MANEIRAS DE DEIXAR SUA LAVOURA MAIS INTELIGENTE UTILIZANDO SENSORES NO CAMPO. Disponível em: <https://bit.ly/2Cga5Wh>
Aprenda sobre o uso de drones na agricultura.
Disponível em : <https://bit.ly/2YI7yfe>
Gostou desse conteúdo e tem interesse em implantar na sua cultura ou precisa de ajuda com sua lavoura? Entre em contato com nossa empresa, temos o projeto ideal para sua realidade!
Commentaires